Pura Vida

 

Pura Vida

É o agora, o inadiável e o não mais alcançável instante que passa…

É a conexão com nosso sagrado e com a humanidade.

Pura Vida,  é desejo inerente, saudação costarricense e a própria vida celebrada…

é a ancestralidade em nós… é a terra, o sol, o vento, a água… é o amor.

Pura Vida são os seres vivos e desvivos, e o sonhos e afetos de cada um.

 

Desde sempre, vivi de observação, imaginação, fantasia e realidade, às vezes doída, às vezes doida, risonha, irritantemente brincalhona.

Esse projeto nasceu assim, da minha própria vida, dos impulsos, do caminho que se fez por conta, do sonho guardado, empoeirado, cristalizado…

do olhar para o outro, e se ver ali…

da verdade de um artista sul-americano, brasileiro, do início do século XXI.

 

Meu nome é Lucas Brolese, e eu quero te apresentar esse projeto que traz música, poesia, fotografia, arte colaborativa e acessibilidade, e que foi concebido e produzido entre Porto Alegre, Nashville, Havana e Santos, de 2016 a 2018, envolvendo mais de 50 pessoas.

 

Pura Vida, meu primeiro álbum, possui 10 canções autorais, é influenciado por uma mestiçagem musical de gêneros que vai do indie ao folk, passando pelo samba e pelo blues, e contém letras que permeiam um lirismo subjetivo e contemporâneo, e uma acidez crítica,  dando um caráter, por vezes, de mensagem social às canções.

 

Pensando em disseminar essas mensagens, escolhi 6 das 10 canções e as gravei em inglês, sendo essas elaboradas em parceira com um compositor dos EUA. A idéia é lançar no próximo an vgo o disco em inglês e espanhol.

 

Pura Vida possui uma peculiaridade composicional, uma obra conceitual e colaborativa, chamada “Canção dos Sonhos”,  que conta com sonhos (aspirações) de pessoas que encontrei também nessas viagens, e pra quem falei desse disco, dos meus sonhos, e a quem perguntei: Qual é o seu sonho?  Foram 20 sonhos, registrados com um gravador, expressados em 15 idiomas, cheios de verdade e vida… pura vida, e que vocês ouvirão, com as vozes originais e toda sua poesia nesse disco.

 

Aí, me dei conta de que esse processo era muito rico, e de que cada composição carregava uma história de criação, plena de afetos e intuição, e isso me inspirou a escrever um livro, o “Livro das Canções”, contando a história de cada uma delas, contendo a ficha técnica, suas letras cifradas nos 3 idiomas, as partituras, e os sonhos coletados, nos idiomas originais e traduções para o português.

 

Ainda nesse processo criativo do projeto, me descobri mais fotógrafo do que nunca, e decidi criar uma coleção fotográfica com o que eu havia produzido nas ilhas de Havana, Santos e Florianópolis nesses 3 anos e que representasse de alguma forma a pura vida do meu disco. Assim com 15 imagens dessas três ilhas, surgiu a obra fotográfica Pura Vida (HaSaFlo) que ilustrará o disco e será parte do cenário dos lançamentos.

 

Com isso, os produtos culturais do projeto que eram, até então, 1, passaram a ser 3:

1- o disco Pura Vida, disponibilizado nos formatos pendrive, CD e LP, possuindo no repertório 100% autoral, uma obra de arte colaborativa em forma de canção, e a acessibilidade de uma tiragem especial com encarte em braille.

2 – o “Livro das Canções” contando as histórias, contendo imagens, ficha técnica, letras cifradas em 3 idiomas, partituras, os  sonhos coletados nos idiomas originais e traduções para o português,  e a adaptação do livro para audio-book, contemplando novamente o público deficiente visual.

3 – a coleção fotográfica, Pura Vida – (HaSaFlo), que ilustra o disco e o livro, e conta com imagens,  das três ilhas por onde vivi de alguma maneira o processo do disco.

 

Pura Vida é isso, planos que se desdobram, se recriam, renascem…

 

Desejo que você tenha se emocionado e se conectado com a idéia

 

Te convido a concretizar esse sonho de Pura Vida, comigo, e elevar a arte, a música e a inclusão

 

Vamos?

 

Grato pela atenção e carinho de todos!

 

Um beijo no coração de cada um e nos vemos em breve!

 

Pura Vida

 

Acompanhe o projeto em minhas redes sociais

 




 
 

#OstentandoUmCoração


 

Balance (vencedora do II Festival de Música da Univates)